EM BRASÍLIA...

Ribeirão Preto – Estréia da 106 FM enfraqueceu a antiga líder do ranking, a Conquista FM. Mega FM assume a ponta geral em audiência na cidade de Ribeirão Preto
- Divulgado o último resultado da pesquisa de audiência entre as rádios FMs de Ribeirão Preto, uma das principais cidades do interior brasileiro. Conhecido nacionalmente, o mercado radiofônico de Ribeirão Preto é muito forte, ocupado por emissoras bem estruturadas. O mais novo resultado de audiência obtido pelo Instituto Ibope revela algumas curiosidades, novidades e fatos estranhos. Tudo isso favoreceu a Mega FM 92.3, emissora do Sistema Mega de Comunicação que passou a ocupar a liderança geral em audiência na cidade.

A líder geral nas últimas pesquisas divulgadas em 2007 era a sertaneja Conquista FM. A criação da 106 FM 106.7, outra emissora voltada à música sertaneja, teve a clara intenção de dividir a audiência que gosta desse tipo de programação. Isso fez com que a Conquista sofresse com a diminuição de seu índice geral na pesquisa. Porém o efeito ainda não foi totalmente benéfico ao Sistema Clube, que viu a 106 FM crescer, mas a Clube FM 100.5, principal emissora do grupo, não assumiu o topo. A liderança geral passa a ser da eclética Mega FM 92.3, surpreendendo a audiência local.
Entre as jovens a liderança no segmento pop permanece com a inabalável Jovem Pan 2 FM 93.1 de Ribeirão Preto. A emissora segue na quarta posição geral em audiência, seguida pela Difusora FM 91.3, rádio que aparece agora na sétima colocação (antes a rádio ocupava de forma fixa a sexta posição, mas com a criação e crescimento da 106 FM, a emissora caiu uma posição no geral, mas não teve grandes alterações em seus índices de audiência). A nova posição é da Diário FM 99.7, emissora que ainda faz uma ponte entre rádio jovem e adulta. A Melody FM 94.1, outra rádio que pertence ao Sistema Clube de Comunicação, aparece em sexto geral, mantendo um índice significativo de audiência.
Agora o que a pesquisa do Ibope não sabe explicar e os correspondentes do Tudo Rádio.com batem a cabeça para compreender são as situações no ranking por parte das rádios Difusora FM 91.3 e Band FM 90.5. Em sétimo e oitavo, respectivamente, as rádios detém uma grande aceitação na cidade e faturam muito na área comercial. Através do número de participações, audiência em estabelecimentos locais, carros, entre outras áreas, ambas são sucessos comprovados em audiência e deveriam ocupar posições de destaque no ranking de audiência, porém a participação de ambas é tímida na pesquisa. A mesma situação se repete em todas as pesquisas, desde a época em que a Regional ocupava a freqüência 90.5, antes da inauguração da Band FM. Com a entrada da rede paulista o grupo que controla as duas emissoras viu que a rádio cresceu em audiência e faturamento, mas não avançou nas pesquisas do Ibope.
Confira as posições de cada emissora no ranking de audiência gerado através de pesquisas do Ibope:
01 – Mega FM 92.3
02 – Conquista FM 97.7
03 – Clube FM 100.5
04 – Jovem Pan 2 FM 93.1
05 – 106 FM 106.7
06 – Melody FM 94.1
07 – Difusora FM 91.3
08 – Band FM 90.5
09 – Diário FM 99.7
10 – CBN FM 96.9
11 – Rede Aleluia FM 103.5
12 – USP FM 107.9

Rio de Janeiro – Segundo informações, a emissora deverá retornar ao dial carioca ainda em 2008, ocupando uma concessão própria do município do Rio de Janeiro

-Uma noticia que era aguardada por muitos ouvintes do Rio de Janeiro. A Jovem Pan 2, a maior rede de rádio jovem do país, deverá retornar ao dial carioca a partir do segundo semestre deste ano. A emissora deixou a cidade no começo de 2007, sendo substituída pela sua principal concorrente nacional, a Mix FM. Agora a rede paulista prepara o seu retorno ao Rio de Janeiro e, segundo informações de São Paulo, a rádio deverá ocupar a freqüência 104.5 FM, concessão que no momento retransmite uma rádio evangélica cujo nome é a própria freqüência (104,5 FM).
A Jovem Pan 2 já operou no Rio de Janeiro através de outras duas freqüências. Na década de 90 a rádio estreou no dial carioca em 94.9 FM, porém deixou a freqüência após alguns anos no ar. Em dezembro de 2000 a Jovem Pan 2 retornou pela segunda vez ao dial carioca através da freqüência 102.1 FM da antiga Imprensa FM, firmando como a rádio jovem mais ouvida da cidade, à frente de sua principal rival na época, a extinta Cidade A Rádio Rock (atual Oi FM 102.9). A emissora deixou de operar em fevereiro de 2007, cedendo seu espaço a Mix FM.
A Jovem Pan 2 retorna pela terceira vez ao Rio de Janeiro e espera permanecer de forma mais estável no dial e encontra a Mix como sua principal concorrente, repetindo o quadro que acontece nas principais cidades do país, inclusive na capital paulista (sede das duas redes nacionais). Inicialmente o retorno da Jovem Pan 2 ao Rio de Janeiro está marcado para setembro, podendo haver mudanças nessa previsão. A rede paulista também deverá entrar em outras localidades em 2008, sendo que Feira de Santana (BA) será a próxima estréia da Jovem Pan 2.


Passos – Uma novidade para o rádio do Sul de Minas Gerais. Até o final do mês a emissora local FM 90.1 deverá trocar sua freqüência, expandindo a programação da Mix na região através de um aumento de potência

Uma novidade vai pegar de surpresa os ouvintes de rádio da região de Passos, no Sul de Minas Gerais. A Mix FM 90.1 deverá mudar o foco de suas operações em breve na cidade, rede que ainda não chegou a completar dois anos de operações na região. As novidades envolvem modificações na freqüência e no sistema irradiante da rádio. Com isso a Mix amplia consideravelmente sua área de cobertura no interior mineiro e paulista, podendo chegar com certa qualidade à região de Franca (SP).
Recentemente a rádio foi alvo de especulações referentes a uma possível mudança da Mix para a Jovem Pan 2 . A informação foi negada pela rede e pela afiliada local, cujo grupo que a controla já possui uma retransmissora da Jovem Pan 2 na cidade vizinha a Passos (Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Sebastião do Paraíso). A emissora local, que continuará com a Mix, investirá pesado em seu sistema irradiante. A rádio deixará de operar através da freqüência 90.1 FM, mudando para a estação 90.9 FM (como era nos tempos de Independência FM), além de subir sua potência irradiada para aproximadamente 30kw.
Atualmente a Mix FM 90.1 atinge de forma parcial a populosa Franca (SP). Com o novo sistema a rádio deverá cobrir a cidade, porém existe o risco da interferências com a Aliança FM 90.9 de Igarapava. No Sul de Minas o sinal da Mix chegará limpo a várias cidades. Já a principal concorrente regional da Mix, a Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Sebastião do Paraíso (MG), segue sem informações sobre aumento de potência. O grupo que controla as duas rádios ainda possui outras duas estações afiliadas de rede em Passos, são elas: Transamérica Hits FM 93.9 e a Rádio Globo AM 1340.

Brasília – A emissora paulistana especializada em “rock” está de volta ao Distrito Federal. Emissora retira a popular Apollo do dial de Brasília


Novidades para os ouvintes de rádio no Distrito Federal e algumas cidades localizadas em Goiás. Segundo informações de Rener Lopes, correspondente do Tudo Rádio.com no Distrito Federal, Carlos Massaro (São Paulo) e da própria Kiss FM, a emissora voltada ao “rock” nacional e internacional retorna ao Distrito Federal. Sem anuncio prévio ao grande público, a Kiss FM retornou ao dial de Brasília, substituindo a popular Apollo FM. Não é a primeira vez que a rádio paulistana passa pelo Distrito Federal e nos últimos anos tem se revezado na freqüência 94.1 FM com a Apollo.

A Kiss FM 94.1 já está no ar e vai seguir o exemplo das retransmissoras em Campinas (107.9 FM) e Litoral Paulista (90.1 FM), ou seja, vai operar tanto para o público jovem qualificado como para os adultos contemporâneos. Conforme revelado anteriormente, não é a primeira passagem da emissora paulistana no dial de Brasília. A rádio permaneceu no ar até março de 2007 (confira clicando aqui), sendo substituída pela Apollo FM, emissora popular da Rede Mundial (antigo grupo CBS, o qual controla várias rádios em todo o Brasil, inclusive a Kiss FM). O retorno da Kiss ao Distrito Federal foi revelado no ar pela própria emissora, informando os ouvintes de todas as emissoras da rede.

Outro detalhe importante é que a Kiss FM de Brasília já está anunciada no novo site da rádio paulistana. A freqüência 94.1 FM aparece ao lado do logotipo da rádio, logo após as retransmissoras de Campinas e do Litoral Paulista. A Apollo segue sem previsão de retorno ao dial de Brasília. Alem da Kiss FM em 94.1, a Rede Mundial de Comunicação possui a Tupi no Distrito Federal, emissora de maior audiência do grupo. A rádio sertaneja também possui uma rede, com a matriz em São Paulo e emissoras em outras cinco cidades (Campinas, Sorocaba, Litoral Paulista, Região de Bauru e Brasília).


Baixe na Moleza
Cadastre-se ... depois dê sua nota para os sites:
great (ótimo), not bad (nada mal), perfect (perfeito).

Rádio Cidade Web